O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou os vencedores da 5ª edição do DatathONS, uma iniciativa de desenvolvimento com foco em análise e exploração de dados. O grupo vencedor, formado pelos estudantes dos cursos de engenharia e ciência da computação da PUC-RJ, Eduardo Motta, Eric Leão, Jerônimo Augusto e Thiago Henriques, tinha como tema “Alerta de Discrepâncias do ONS (ADONS)”. Eles desenvolveram um modelo que pretende atingir três objetivos: maior previsibilidade de grandes variações de cargas; auxiliar operadores a identificarem anomalias no comportamento da carga; e identificar fatores que podem causar essas anomalias.

A ação teve a participação de 22 equipes, todas formadas por estudantes universitários. O grupo que ficou em segundo lugar é formado por Vitor Trindade Rocha Ribeiro, Marcus Vinícius Costa Pereira e Matheus Muller Medeiros Santos, todos alunos de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba. Eles criaram a solução “Transforme dados em ações com nossa solução simplificada”.

Já na terceira colocação, ficaram os estudantes Marina Costa, Luiz Henrique Fernandes Zamprogno, Gustavo de Oliveira Macedo e João Marcus Ferreira, com o projeto “Plataforma de Monitoramento de Rampas”. O grupo é formado por estudantes de diferentes cursos da Universidade de Brasília (UnB)

Além de receberem os prêmios do DatathONS, os ganhadores poderão aprimorar as propostas, com apoio técnico do ONS. O objetivo é verificar a viabilidade de tornar as propostas viáveis e aplicá-las a processos reais do ONS.