A MTR-Arcol, divisão de estruturas do Grupo MTR Solar, adquiriu um terreno no distrito industrial da cidade de Juiz de Fora (MG) e irá ampliar a sua fábrica voltada a produção de estruturas, automação e skid para usinas de solo. Além disso, será criado um complexo fabril e de estoque voltado para o mercado de energia solar. O projeto de expansão da companhia visa atender à crescente demanda desse mercado.

A MTR-Arcol também está investindo para adquirir equipamentos com o objetivo de montar toda a infraestrutura para funcionamento da nova fábrica que prevê a contratação de 400 novos colaboradores para o Grupo MTR. Além da geração de empregos para a cidade de Juiz de Fora, a nova fábrica irá contribuir para o desenvolvimento econômico da região, atraindo novos investimentos e fortalecendo a cadeia produtiva local. Para o diretor da MTR-Arcol, Adriano Nascimento, os investimentos para ampliação da atuação no mercado solar com a expansão da fábrica em Juiz de Fora valoriza a empresa como um todo, pois ela já possui uma sólida presença nesse segmento e a ampliação da fábrica permitirá atender à crescente demanda por soluções sustentáveis de geração de energia.

O executivo ainda declarou que com a ampliação da fábrica em Juiz de Fora a companhia terá mais capacidade de produção e poderá entregar com mais qualidade e rapidez as estruturas que os clientes necessitam para suas usinas solares. Atualmente, o Grupo MTR já conta com duas fábricas com um total de 18.000M2 de equipamentos para usinas solares em cidade de Juiz de Fora.

Em 2023, a MTR-Arcol alcançou um novo recorde anual, com um volume de 1.200 MWp em trackers solares (aumento de 60% em relação a 2022) e 450 MWp em estruturas fixas comercializadas e contratadas.

Grupo MTR

No ano passado, o Grupo MTR ultrapassou a marca de 1,5GW em equipamentos solares comercializados, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior. No mercado solar, a empresa já conta com mais de 1,5GWp (Gigawatt-pico) instalados, mais de 450 usinas atendidas com mais de 2 milhões de módulos instalados e 100MWH gerados mensalmente. Para 2024, a empresa espera um crescimento acima dos 30% na comercialização de equipamentos. A MTR espera ultrapassar mais de 2GWp (Gigawatt-pico) instalados.

Neste mês, o Grupo MTR recebeu a certificação ISO 9001 para sua fábrica de Juiz de Fora/MG. O diretor da MTR-Arcol, acredita que a certificação ISO 9001 é um importante diferencial competitivo no mercado, pois garante aos clientes e parceiros que a empresa segue padrões internacionais de gestão de qualidade. O executivo ressalta que a conquista da certificação ISO 9001 é fruto de um trabalho em equipe e do empenho de todos os colaboradores, que se dedicaram para implementar e manter os processos e procedimentos necessários para atender aos requisitos da norma.