O estado do Rio Grande do Norte deve ter o seu marco regulatório local do hidrogênio verde aprovado até o fim do mês pela assembleia legislativa. De acordo com a governadora Fátima Bezerra (PT), a lei ainda está tramitando no poder legislativo e permitirá mais segurança jurídica para os investimentos no energético no estado. Com o arcabouço, as regras serão claras para o fomento do H2V. “O estado será o primeiro no Brasil a ter uma política voltada para a regulação do H2V”, explica a governadora, que participou nesta quinta-feira, 11 de abril, de painel no Fórum Brasileiro de Líderes de Energia, no Rio de Janeiro (RJ).

Ao mesmo tempo, a governadora vê a necessidade urgente de uma política nacional para o hidrogênio verde. Segundo ela, há uma lacuna nesse segmento, o que acaba prejudicando os projetos. “O Brasil ainda não tem um marco regulatório, é preciso avançar nessa agenda”, avisa.

Outro projeto local ligado a transição energética que a governadora potiguar destacou na sua fala foi o do porto Indústria Verde. O estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social firmaram nesta quinta acordo de cooperação para impulsionar o projeto. Localizado na cidade de Caiçara do Norte em uma área de 13 mil hectares, o porto é voltado principalmente para o desenvolvimento da indústria offshore aliada ao hidrogênio verde. “O projeto é inovador diz respeito não só ao estado, mas ao Mundo”, comenta.

Ainda de acordo com ela, a expansão da transmissão é fundamental para destravar os projetos de renováveis do estado e na região Nordeste. Para ela, os últimos leilões garantiram a continuidade dos investimentos nesses projetos.