A Huawei anunciou que o executivo Gao Kexin assumiu a liderança das operações da empresa no Brasil desde o último dia 5 de abril, no cargo anteriormente ocupado por Sun Baocheng. Essa mudança faz parte das políticas de rotação de líderes que a empresa promove periodicamente.

O engenheiro Gao Kexin entrou na Huawei em 2001. Em 2007, ocupou o cargo de vice-presidente da empresa em Camarões, África. Em 2016, exerceu o cargo de CEO da Huawei Filipinas, Ásia. Entre 2018 e 2023, ocupou diferentes posições na sede da empresa na China e, agora, chega ao Brasil para dar continuidade a um trabalho que, nos últimos anos, conseguiu levar as soluções de infraestrutura de redes e de conectividade da empresa a 95% da população brasileira.

Nos planos do novo CEO estão os avanços com a chegada do 5.5G nos próximos anos. Recentemente, a Huawei anunciou uma nova Zona de Disponibilidade de data centers, a terceira no país, em São Paulo. A empresa também tem feito esforços para levar conectividade banda larga aos lugares mais remotos do país, como a Região Norte. No final do ano passado, anunciou a instalação de rede 4G ao longo das cidades ribeirinhas do Rio Solimões, no estado do Amazonas, beneficiando cerca de quatro milhões de pessoas.