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A Voltera, empresa de soluções inovadoras e sustentáveis, chegou ao mercado com a proposta de simplificar o mercado livre de energia, tornando-o acessível a todas as empresas e não somente para as grandes instituições como tradicionalmente era visto. De acordo com a Voltera, seu diferencial é priorizar a experiência do cliente e oferecer uma gestão integrada ao fornecimento de energia renovável.

Com investimentos contínuos em tecnologia e design, a comercializadora visa não apenas reduzir custos para seus clientes, mas também torná-los mais eficientes e conscientes em seu relacionamento com a energia e calcular o impacto sustentável de suas operações. Esse crescimento, segundo a empresa, é notado com a chegada de novos clientes que são considerados pequenos consumidores, que possuem contas de energia que giram em torno de R$ 6 mil.

O CEO e fundador da Voltera, Alan Henn, apontou que o âmbito principal da empresa é conseguir popularizar um mercado que era exclusivo para grandes empresas e integrar todas as soluções existentes através de uma plataforma única, e assim, comprar energia mais barata.

“Nossos clientes, além de comprarem energia através do Mercado Livre com a nossa comercializadora, eles ganham uma gestão integrada super digital em tempo real, onde eles conseguem ter uma facilitação tanto do entendimento do que eles estão comprando, quanto da utilização do dia a dia. A gente investe em modelos de tecnologia de inteligência artificial para otimizar processos e trazer análises mais específicas para os clientes, ajudando eles a reduzirem seus gastos com energia, tornando-os mais conscientes e sustentáveis”, destaca Henn.

(Divulgação: Voltera)

A comercializadora faz parte de um grupo societário, que inclui a Galápagos Capital, empresa do mercado de capitais, e a Loga Energia, que é uma comercializadora boutique. Com isso, a Voltera consegue realizar contratos de energia tanto do mercado com outras comercializadoras, quanto através de grupos geradores. “Fazemos uma cesta de portfólios, ali a gente consegue balancear preço e geração e repassar isso para os nossos clientes. O nosso princípio fundamental não é uma trader, a gente só compra energia para vender para o consumidor final, então a Voltera não especula energia”, apontou Henn.

Com uma carteira integralmente de energia renovável para comercialização, a expectativa da empresa é de ter um crescimento 100% em relação ao ano passado e atingir o faturamento de R$30 milhões até o final de 2024. Até o momento, a empresa já conseguiu gerar uma economia de R$ 20 milhões para seus clientes e evitou a emissão de 25 mil toneladas de CO2.

“Esperamos continuar sempre atendendo as necessidades do nosso cliente através da questão da energia renovável, que hoje economicamente traz um significado muito viável, mas, obviamente que para os nossos clientes, a gente sempre se preocupa em balancear tanta questão da sustentabilidade, quanto menor custo. E esse é nosso foco, ser 100% renovável, inclusive dentro do nosso grupo de investidores”, salienta Henn.

A sustentabilidade da Voltera pode ser constatada através de um processo de auditoria, onde a empresa recebeu o certificado B Corporation, entidade que audita toda a parte da cadeia tanto de colaboradores, quanto de clientes, quanto de fornecedores perante ao princípio sustentável. “Nossa sustentabilidade não está só lastreada nos nossos contratos de energia, mas também no dia a dia, na cultura da nossa empresa”, encerrou Henn.