Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Banco Safra anunciou na B3 o primeiro Fundo de Investimento em Participações (FIP) de infraestrutura da Safra Asset 100% focada em energia solar. Ao longo do mês de julho foi realizada a captação do FIP Copérnico, que atingiu o lote adicional e seu montante máximo e final de R$ 250 milhões, com a demanda ficando 40% acima do limite máximo da oferta. Ao todo foram mais de 3.500 clientes participantes do processo.

O evento na bolsa na última terça-feira (27) marcou o lançamento e início das negociações de cota. O objetivo do fundo é investir em ativos de geração distribuída. Atualmente, as usinas em operação do fundo geram aproximadamente 31 MWp. Além de retornos diferenciados para o cotista no longo prazo, a ideia do novo negócio é uma possibilidade maior de diversificação no portfólio dos clientes.

Entre as características de cota estão a isenção de imposto de renda no rendimento e no ganho de capital para os residentes no Brasil; distribuição de dividendos a partir de 2025; além de uma expectativa de retorno de IPCA mais taxa entre 9,5% e 10,5%.