Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Com o objetivo de auxiliar os agentes na análise dos reflexos a partir do próximo ano, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgará simulações do preço de liquidação das diferenças (PLD), calculado utilizando o Newave Híbrido, modelo computacional aprovado pela Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP).

Os preços calculados pelo Newave Híbrido já estão sendo divulgados no portal da CCEE. O período sombra do PLD se estenderá de agosto a dezembro de 2024, sendo que os usos oficiais, para formação de preço pela CCEE e programação da operação pelo ONS, serão aplicados a partir da primeira semana operativa de janeiro de 2025.

De forma a complementar às análises dos agentes sobre os impactos dos novos parâmetros de preço, a CCEE também divulgará as simulações da contabilização do Mercado de Curto Prazo a partir dos resultados do Newave Híbrido. Os agentes poderão visualizar a sua posição financeira a partir de relatórios disponíveis na DRI, a partir de MS+24.

Serão considerados os mesmos sistemas e dados de entrada do evento oficial, exceto o valor do PLD. A contabilização sombra consiste em uma simulação e manterá os ajustes financeiros e tratamentos das decisões judiciais e processará o MCP que contém os acessórios (ESS, MRE, RRH…).

De forma a ampliar a simetria de informação, a câmara também divulgará um relatório analítico sobre os impactos da nova precificação na contabilização sombra, considerando tendência por categorias e classes de agentes, incluindo os efeitos sobre os ESS e sobre o Risco Hidrológico, por exemplo.