Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Após a chegada do primeiro novo estator à UHE Rasgão, pertencente a EMAE, a equipe de obras da Hidroenergia está atuando na montagem da peça que, devido ao seu diâmetro de 6m e peso de 30 toneladas, foi bipartida para transporte até a usina.

A montagem mecânica da estrutura já foi finalizada e atualmente a equipe trabalha na bobinagem, ligações elétricas do estator. O processo é extremamente detalhado e requer alto nível de cuidado e atenção, devendo estar pronto em janeiro. Na sequência, o estator passará por ensaios elétricos e estará apto para lançamento no poço do gerador, onde receberá o rotor, peça em produção na fábrica da Hidroenergia.

O retrofit de Rasgão contempla as duas unidades geradoras da usina (12.2 MVA cada), incluindo fabricação de dois geradores elétricos síncronos, dois conjuntos de componentes para recuperação das turbinas existentes e um sistema digital de supervisão, controle e proteção, com destaque para o Regulador Integrado de Velocidade e Tensão (RIVT) desenvolvido com tecnologia própria.

Iniciado em 2023, o projeto tem 36 meses para execução. A primeira unidade geradora deverá estar pronta no primeiro trimestre de 2025 e somente após entrar em operação é que a outra unidade será desativada, passando pelo mesmo processo de reforma de turbina, substituição de gerador e automação.

 

EMAE lucra R$ 37,7 milhões no 3T24