Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Usina Hidrelétrica Belo Monte gerou nos últimos dias 7% da demanda atual do país, entregando 6.300 MW, o que equivale ao consumo de 11,5 milhões de residências. A marca foi possível devido a retomada das vazões no rio Xingu, na região Sudoeste do Pará. Com isso, a usina vem mantendo sua produção de energia e dobrou sua contribuição para o atendimento nos horários de pico de consumo nacional desde o fim do período de seca.

Segundo a Norte Energia, concessionária da hidrelétrica, a previsão é positiva para o próximo semestre de 2025. A expectativa da companhia é repetir 2024 e atender a cerca de 12% da demanda de energia do país.

A Norte Energia destacou ainda que durante o primeiro semestre de 2024, apesar dos efeitos do El Niño, a UHE foi a hidrelétrica que mais entregou energia para o Brasil, produzindo 6% (20.414 GWh) de todo o volume utilizado no país, o que corresponde ao consumo de 20 milhões de residências. Para efeitos de comparação, essa quantidade gerada por Belo Monte, entre janeiro e junho, é suficiente para abastecer todos os domicílios das regiões Norte e Centro-Oeste e mais o estado do Rio de Janeiro, durante o mesmo período.

 

Belo Monte produziu 6% de toda a energia utilizada no país no 1º semestre de 2024