fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Engie Brasil lançou o desafio InovaSolar, uma chamada pública para financiamento de projetos de inovação com foco em soluções para usinas solares. Podem participar Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), universidades, startups, empresas de base tecnológica e consultorias sediadas no Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.engie.com.br/edital-inovasolar até o dia 9 de junho.
As propostas selecionadas farão parte de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), gerenciado pela Engie e executado no âmbito do Programa de PD&I da Aneel, com o tema “Eficiência operacional e na geração de energia dos parques solares no Brasil”. O edital não definirá limites de valores máximos para as propostas apresentadas, porém a razoabilidade dos custos frente ao escopo de pesquisa será um dos critérios para seleção dos projetos. Serão priorizados projetos e empresas com CNPJ das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
Os projetos propostos devem necessariamente ser originais e inéditos. Os selecionados serão divulgados em julho com início das atividades ainda no segundo semestre de 2025. Os projetos terão duração máxima de 18 meses, com conclusão prevista até o fim de 2026, incluindo testes em campo e a entrega do relatório final. As equipes devem ser compostas por um líder técnico com título de doutorado e até dois bolsistas de pós-graduação stricto sensu, no caso de instituições de ensino e pesquisa, ou por um profissional sênior e até dois profissionais plenos, no caso de empresas privadas.
De acordo com a empresa, para cada projeto proposto, serão disponibilizados recursos para financiamento da equipe. Poderão ser previstos recursos adicionais para aquisição de materiais estritamente necessários à execução do escopo da pesquisa e para taxas administrativas e de mobilização de infraestrutura, no caso das universidades e ICTs. E recursos adicionais, como licenças de softwares, serviços digitais, despesas de viagens, no caso das empresas.