fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O ministro Alexandre Silveira revelou que na próxima terça-feira, 13 de maio, terá uma reunião com a rede social de vídeos chinesa Tik Tok, que deverá investir R$ 50 bilhões no Brasil. O investimento seria em um Data Center no estado do Ceará, no Porto de Pecém.
De acordo com ele, o governo federal e õ estadual do Ceará tem feito um esforço para criar todos os mecanismos que viabilizem o investimento no estado. Segundo Silveira, o Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Empresa de Pesquisa Energética estão engajados de maneira que a transmissão esteja reforçada até Pecém.
Segundo ele, por uma questão de compliance dos players de Data Centers, a energia usada nessas estruturas deverá ser renovável. Nas últimas semanas, o ministro Fernando Haddad também tem sinalizado que irá apresentar uma política de Data Centers para atrair esse segmento ao Brasil.
Silveira também revelou que o presidente russo Vladimir Putin já deu aval para que a estatal russa Rosatom desenvolva SMRs para o Brasil, de maneira que sejam usados para abastecerem Data Centers, a Inteligência Artificial e até mesmo os sistemas isolados. Segundo ele, atualmente só os russos já possuem os pequenos reatores em modo comercial. Esse tipo de equipamento estaria integrado a todo o movimento de transição energética, atuando em parceria com as fontes renováveis. Ele destaco ainda a economia nos custos da transmissão que o uso de SMRs trará
“Esses reatores serão essenciais para o futuro da energia”, avisa o ministro.