A 22ª edição do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, promovido pelo Canalenergia by Informa Markets, acontecerá entre 11 e 12 de junho de 2025, no Rio de Janeiro (RJ). Com o tema central “O setor elétrico na COP30: transição energética justa e inclusiva”, a tradicional plenária principal será marcada por discussões no âmbito macrossetorial, mas também contará com três trilhas de conteúdo: Política, Mercado e Inovação.
O primeiro painel, às 9 horas, trará autoridades para falar sobre representação, pautas e propostas do setor elétrico para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada pela primeira vez no Brasil entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA). Entre os nomes confirmados estão Ana Toni, Secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e atual Diretora-executiva da COP30; Sandoval Feitosa, Diretor Geral da Aneel; Alexandre Ramos, Presidente da CCEE e Thiago Prado, Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Depois, Ben Backwell, CEO do GWEC e Chairmann da GRA GWEC, fará uma palestra com uma visão conjuntural sobre os impactos da geopolítica atualmente na descarbonização brasileira. Já após o almoço está prevista a abertura das três trilhas temáticas, começando com Política Climática, Matriz Energética e Baterias/Armazenamento, seguindo depois com Reindustrialização e Transição Energética, Adaptação e Mitigação às mudanças climáticas, Data Centers. E encerrando o dia, Mercado de Carbono, Hidrogênio Verde e as discussões sobre Open Energy.
Já o segundo e último dia começa com o painel A voz dos CEOs, com a provocação: O que não será “resolvido” em Belém?, seguindo com a trinca de trilhas simultâneas Regulação e Revisão Setorial, com propostas e modelos de renovação; Complexidade atual da Operação e do Mercado, com tarifas e encargos, além das estratégias reais para superar desafios de infraestrutura na Mobilidade Elétrica.
Após o coffee-break, subsídios, incentivos e outros mecanismos de financiamento para projetos renováveis entram na pauta, assim como a abertura total e democratização da energia por meio do mercado livre, além de um Case Session com Rodrigo Borges, Market Lead no Brasil da Aurora Energy.
As trilhas seguem com os assuntos de Licenciamento Ambiental, Eólica Offshore e uma apresentação das dez megatendências para o setor elétrico pelo CEO do Energy Summit Global, Hudson Mendonça. Encerram o último dia os painéis sobre o futuro do curtailment, reflexões sobre desafios no escoamento de energia renovável, além de Inteligência Artificial, Clima e Transição.
Serviço:
Enase 2025
Data: 11 e 12 de junho
Local: Hotel Windsor Oceânico – Rio de Janeiro
Inscrições: www.enase.com.br