fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras de Energia (ARIAE) elegeu Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, para presidência da entidade. O cargo seguirá um modelo rotativo, no qual os dirigentes máximos de três instituições-membro se revezarão no comando entre maio de 2025 e abril de 2028. O anúncio foi feito durante Assembleia Geral da ARIAE que aconteceu no último dia 13 de maio, na Costa Rica.
O ciclo de liderança terá início com Andrés Astacio, da Superintendência de Eletricidade da República Dominicana, que presidirá a ARIAE de maio de 2025 a abril de 2026. Em seguida, Sandoval Feitosa assumirá o cargo entre maio de 2026 e abril de 2027. Por fim, Zelmar Rodríguez, da Autoridade Nacional dos Serviços Públicos do Panamá, liderará a associação de maio de 2027 a abril de 2028.
Em sua fala, Sandoval agradeceu a confiança e destacou a importância da cooperação entre os países ibero-americanos para o fortalecimento da regulação do setor elétrico. Além da eleição da nova presidência, a Assembleia discutiu e aprovou os relatórios de atividades da associação, as contas anuais referentes ao exercício de 2024, a memória contábil correspondente, o orçamento e as despesas previstas. Também foi debatida uma proposta de modificação dos Estatutos da ARIAE, entre outros temas relevantes para o futuro da entidade.