Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A CPFL Paulista implementa um Plano de Expansão do Sistema Elétrico (PESE) em Ribeirão Preto, com a construção de uma nova subestação, a SE Ribeirão Preto 14 – Califórnia, na região Sul, e a ampliação de outra já em operação, a SE Ribeirão Preto 8 – Ipanema, na região Norte. As obras, já em andamento, têm o objetivo de aumentar a capacidade operativa da rede e devem ser concluídas em dezembro deste ano. No total, os investimentos devem chegar a R$ 109 milhões.

A SE Ribeirão Preto 14 – Califórnia, em construção no Jardim Califórnia, terá dois transformadores de 20 MVA (totalizando 40 MVA) e 10 novos alimentadores. Na SE Ribeirão Preto 8 – Ipanema, em operação no bairro Avelino Alves Palma, haverá a substituição do transformador existente por um modelo mais moderno, de 26,6 MVA, e a instalação de um segundo transformador com a mesma capacidade, além de cinco novos alimentadores.

Juntas, as estruturas representarão um acréscimo de 68,2 MVA de capacidade, 15 novos alimentadores e 103 quilômetros de redes de distribuição, entre recondutoramento de cabos e novos trechos, ao sistema elétrico da CPFL Paulista em Ribeirão Preto. Ao longo de 2024, a CPFL Paulista investiu mais de R$ 479 milhões na região de Ribeirão Preto e Franca.