Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) implementou a atualização da Rotina Operacional RO-AO.BR.13 – Apuração de Restrição de Operação por Constrained-off de Usinas Eolioelétricas e Usinas Fotovoltaicas, referente aos processos de restrição de geração eólica e solar fotovoltaica. A nova rotina estabelece o procedimento que permite a solicitação da alteração dos dados como disponibilidade, velocidade do vento e irradiância fornecidos em tempo real na etapa da pós-operação.

Segundo o ONS, dessa forma, as informações enviadas à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) estarão aderentes à realidade das instalações e serão utilizadas para o cálculo de eventuais encargos dos agentes do setor elétrico.

O ONS destacou que a atualização da RO integra um conjunto de ações voltadas à melhoria na qualidade e precisão deste processo, contribuindo para maior transparência, eficiência e aderência regulatória. Isso inclui a participação do Operador no GT de Curtailment, o desenvolvimento de estudos para o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), a aproximação com os agentes por meio de reuniões com as associações de geradores e das Reuniões Técnico-Gerenciais, entre outros pontos.