Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Cemig está realizando inspeções em instalações em sua área de concessão. Somente nos três primeiros meses de 2025, os técnicos da companhia vistoriaram mais de 84 mil unidades consumidoras, cujas inspeções procedentes representam cerca de R$ 108 milhões (incluindo os impostos), somando o resultado em todas as regiões de Minas Gerais.

Segundo a concessionária, somente na semana passada, foi realizado um mutirão de inspeções simultâneo em algumas cidades de todas as regiões de Minas, quando foram realizadas mais de 1500 vistorias, normalizando as medições que se encontravam em situação irregular ou com suspeita de fraudes. Os medidores encontrados com alguma característica de manipulação indevida, foram levados para o laboratório da companhia para aferição e perícia técnica.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), de janeiro a março deste ano, a Cemig vistoriou mais de 42 mil unidades consumidoras, sendo que as inspeções procedentes representam quase R$ 52 milhões.

A distribuidora destacou que por meio do Centro Integrado de Medição (CIM), realiza a análise do consumo dos mais de 9 milhões de clientes e envia equipes especializadas para realização de inspeções. Ainda cabe destacar que as ligações irregulares colocam em risco a segurança da população, causando ocorrências na rede elétrica, com consequências graves e até fatais. A prática traz impactos para o sistema elétrico, podendo causar interrupções no fornecimento de energia para clientes regulares, além de incêndios e queima de aparelhos e equipamentos.