fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Creral recebeu da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) do Rio Grande do Sul a Licença Prévia EIA/RIMA para a primeira usina de grande porte da cooperativa, a UHE Foz do Prata, projetada para ser construída no rio da Prata entre os municípios de Veranópolis e Nova Roma do Sul, na serra gaúcha.
A licença contempla a viabilidade ambiental na área requerida para a instalação da usina. O empreendimento é considerado de grande porte, e nas especificações terá potência de 49,365 MW, túnel de adução de 1.500 metros de extensão, barragem de 34,7 metros de altura e um reservatório de 120 hectares.
Para dar prosseguimento no projeto a Creral deverá cumprir algumas condições referentes a preservação e conservação ambiental, ao solo, à fauna, compensação e reposição florestal, monitoramentos, resíduos sólidos, patrimônio histórico, relacionamento com a sociedade local e programas ambientais e de usos.
A entrega da LP aconteceu na última segunda-feira, 26 de maio, na sede da SEMA com as presenças do secretário adjunto Marcelo Camardelli, do diretor de energia Rodrigo Huguenin, do presidente da Fepam, Renato Chagas, do diretor técnico da Fepam, Gabriel Ritter, e ainda do presidente da Creral, Alderi do Prado, do prefeito de Nova Roma do Sul Roberto Panazzolo, do vice-prefeito de Veranópolis, João Mazetto e representantes da federação das cooperativas de energia e da associação gaúcha de PCHs.
Leia mais: