A Firjan Senai abrirá a primeira chamada pública do Lab Procel II, programa da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A iniciativa marca o início da fase operacional de um convênio de R$ 33 milhões voltado à aceleração de soluções em eficiência energética.

As inscrições para a primeira chamada do Lab Procel II estarão abertas de 11 a 27 de fevereiro de 2026, até 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente pelo site www.labprocel.com.br, por meio da Plataforma Inovação para a Indústria. Após o prazo, não será permitida a submissão ou edição de propostas. Eventuais alterações no cronograma poderão ser divulgadas no portal oficial da chamada.

A execução técnica ficará a cargo da Firjan Senai, por meio de seus Institutos de Tecnologia, que atuam como Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs). A chamada inaugural é dedicada a soluções de economia circular com ênfase em eficiência energética, direcionadas a aplicações concretas no setor produtivo.

O programa prevê ainda outras duas chamadas públicas. Uma voltada a cidades inteligentes, com foco na redução do consumo de energia em infraestrutura urbana. A outra direcionada à indústria, com soluções associadas aos conceitos de Energia 4.0.

De acordo com a Firjan, a experiência da primeira edição do Lab Procel serve de referência. Na fase anterior, quase R$ 17 milhões foram investidos, com soluções levadas ao mercado e a formação de um ecossistema de inovação aplicada à eficiência energética. A nova etapa amplia o esforço, com maior escala e foco em impacto econômico.