A Agência Nacional de Energia Elétrica publicou o ESCALADA – Guia de Indicadores de Entrega do Rapeel que apresenta o resultado do acompanhamento da fiscalização da Agência quanto à entrega do Relatório de Acompanhamento de Empreendimentos de Geração de Energia Elétrica – Rapeel, preenchido pelas empresas que possuem outorga para ampliar ou implantar novos empreendimentos de geração.

O guia estabelece um conceito aplicado ao comportamento do agente no período de quatro meses, chamado período fiscalizado, que contribui para redução da inadimplência no envio das informações ao Rappel, e permite selecionar as usinas que deverão ser foco de ação de fiscalização.

A primeira edição do Escalada terá uma função educativa, com a divulgação do monitoramento do recebimento do Rapeel. Ressalta-se que nesta edição não serão contempladas as usinas dos Sistemas Isolados.

Nesta campanha todas as usinas classificadas com Conceito Rapeel C ou D terão até janeiro de 2017 para regularizar a situação, corrigindo o Conceito Rapeel para A ou B. Para isso, as usinas deverão enviar o relatório nos prazos estabelecidos na página http://www.aneel.gov.br/relatorio-acompanhamento-rapeel.