No dia 1º de fevereiro, a FGV Energia realizará o evento “RenovaBio – Próximos passos”, que irá apresentar as principais iniciativas a serem adotadas pelo MME, ANP e EPE no intuito de viabilizar a implementação do programa RenovaBio, lançado em 2016 pelo ministério.

O evento irá contar com as presenças do Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Márcio Félix, do Diretor do Departamento de Biocombustíveis do MME, Miguel Ivan Lacerda, do Diretor da EPE, José Mauro e de Aurélio Amaral, Diretor ANP, além de Tamar Roitman e Felipe Gonçalves, ambos da FGV Energia.

Márcio Félix falará sobre a regulamentação do programa e quais as próximas decisões a serem tomadas para que ele seja implementado na prática, incluindo os prazos para entrar em vigor, o processo de certificação da produção e as regras de comercialização dos Créditos de Carbono, chamados CBIOs.

Já Aurélio Amaral detalhará o papel da agência e a sua atuação de forma a garantir o funcionamento do programa. José Mauro, da EPE, irá apresentar o modelo econômico integrado que está sendo desenvolvido para o evento, considerando o cenário de oferta e demanda de combustíveis e biocombustíveis até 2050, além de levar em conta diversos aspectos econômicos, produtivos, energéticos e ambientais.

O RenovaBio tem como principal objetivo traçar uma diretriz conjunta para reconhecimento do papel estratégico de todos os tipos de biocombustíveis na matriz energética nacional, tanto para a segurança energética quanto para mitigação de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa. As inscrições para o evento devem ser realizadas no site da FGV Energia.