A Agência Nacional de Energia Elétrica abriu audiência pública com a proposta de revisão dos Submódulos 5.5 e 5.6 dos Procedimentos de Rede, para incorporar os novos patamares de carga considerados no planejamento anual e na programação mensal da operação do Sistema Interligado.

A nova representação da carga será usada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico a partir da primeira semana operativa de 2019. Aprovada pela Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP) em julho desse ano, ela estabelece três patamares de carga: uma para inverno, uma para verão e uma para o período de transição do inverno para o verão e do verão para o inverno.

A revisão feita pela CPamp teve como objetivo retratar o comportamento da curva de carga atual, que não estava refletido nos modelos de planejamento e operação do sistema elétrico. A agência vai receber contribuições entre 29 de novembro e 13 de dezembro pelo e-mail ap054_2018@aneel.gov.br ou por correspondência, no endereço SGAN Quadra 603 – Módulo I Térreo/Protocolo Geral, CEP 70.830-110, Brasília/DF.