Ibama lança consulta para sugestões de aplicativos que auxiliam licenciamento

Ideia é testar apps já desenvolvidos para construir a melhor ferramenta de apoio à coleta, análise e registro de dados

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis abriu consulta pública na semana passada para receber sugestões de aplicativos móveis que possam auxiliar no registro de informações de campo e na elaboração de relatórios de vistoria do processo de licenciamento ambiental. O órgão pretende realizar testes gratuitos de aplicativos existentes nas ações de campo para identificar quais seriam os requisitos mínimos na construção de uma ferramenta que aprimore os procedimentos de coleta, análise e registro de dados do licenciamento pelas equipes técnicas.

O objetivo é usar o aplicativo desenvolvido a partir das contribuições feitas na consulta como um instrumento de gestão ambiental mais ágil e efetivo. O órgão ambiental se inspirou na experiência de empresas, profissionais autônomos e outras instituições que utilizam apps para a melhoria de seus trabalhos de campo. O Ibama esclarece que a ideia não é indicar as melhores e as piores ferramentas apresentadas.

A contribuições serão recebidas até o próximo dia 11, por meio do preenchimento de um formulário na página eletrônica do órgão na internet. As dúvidas serão respondidas pelo analista ambiental Felipe Araújo pelo e-mail felipe.araujo@ibama.gov.br. Acesse aqui a página da consulta.