Aneel abre consulta pública sobre localização de sistema SAR

ONS teve que desocupar imóvel que utilizava no Rio de Janeiro de forma urgente e a consulta vai até 12 de dezembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica abriu consulta pública 36/2019 visando a revisão do item 4.1.1.1 (a) (3), do Submódulo 13.2, dos Procedimentos de Rede. O tema deste item é a localização do Sistema Remoto de Aquisição de Dados (SAR) que segundo as regras deve estar localizado na mesma região em que está instalado o Sistema Local de Aquisição (SAL). Este segundo está localizado no Rio de Janeiro.
O debate foi motivado por solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que informou que terá de desocupar, com urgência, o imóvel onde atualmente está instalado o SAR, no prédio de Furnas, em Botafogo (Rio de Janeiro/RJ).
Como solução imediata, o ONS solicitou à Agência que autorize transferir o Sistema para um prédio próprio, em Florianópolis, capital de Santa Catarina, onde está a sede para a região Sul do Operador. Por conta da urgência, a Aneel autorizou cautelarmente a transferência. Entretanto, como a decisão pode atingir agentes setoriais, a agência decidiu pela abertura da consulta pública.
As contribuições à consulta pública podem ser encaminhadas entre 28 de novembro e 12 de dezembro. Os interessados podem se manifestar pelo endereço de e-mail cp036_2019@aneel.gov.br ou por correspondência para o endereço ANEEL – SGAN Quadra 603 – Módulo I Térreo/Protocolo Geral, CEP 70.830-110, Brasília/DF.