O Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE lançaram no final de janeiro durante reunião do Programa Mensal de Operação, no Rio de Janeiro, o Comitê Técnico PMO/PLD, que irá tratar de assuntos relacionados à elaboração do PMO e do cálculo do Preço de Liquidação das Diferenças – PLD, tendo a coordenação compartilhada pelas duas instituições. O lançamento ocorre em atendimento à Resolução Normativa da Aneel n° 843/2019 e contou com a participação do diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira, do presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri, do presidente da Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Thiago Barral, além do superintendente de Regulação dos Serviços de Geração da Aneel, Christiano Vieira.

Para Barata, o comitê é resultado de seis meses de trabalho conjunto entre as equipes do Operador e da CCEE, “num ciclo pautado pela parceria e transparência”, comentou. Já Altieri afirmou ser um momento histórico para o setor elétrico. “Aqui reforço e parabenizo a conquista da Aneel, por ter alcançado este feito. Eu mesmo quando fui superintendente na Agência tentei avançar e não consegui”, declarou. Já Barral, da EPE, afirmou ser esse “um pequeno grande passo em direção ao aprimoramento, que tem como pano de fundo a Modernização do Setor Elétrico”,

Por sua vez, Vieira, da Aneel, destacou que do ponto de vista regulatório, a ideia ao criar o comitê foi aumentar o nível de coordenação entre o que se faz na operação e o que se faz na comercialização, propiciando a participação dos agentes de mercado.  “O esforço da regulação é de promover esse equilíbrio e transparência e, no caso do CMO e do PLD, esse sempre foi um trabalho muito intenso e desafiante. Chegar neste momento de lançamento desse comitê é muito gratificante”, comentou.

Dentro do Comitê Técnico, existirão dois subcomitês temáticos: um de Modelos Satélites e outro de Dados, Processos e Regulação. Para 2020, estão sendo propostos quatro temas para discussão no órgão, sendo dois em cada subcomitê. As duas entidades irão receber contribuições dos agentes até 17 de fevereiro desse ano, clique aqui.

No Subcomitê Temático para Dados, Processos e Regulação o primeiro assunto é a discussão e proposição de nova representação no DECOMP da curva de deplecionamento da UHE Tucuruí; no segundo, a incorporação da previsão de geração eólica através do “Modelo de Previsão de Geração Eólica de Curto Prazo” na primeira semana operativa do modelo computacional; completam o quadro o uso do modelo SMAP em horizonte estendido no modelo DECOMP (1º mês) e do PrevCargaDESSEM na Programação Diária.