O novo conselheiro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Marco Delgado, representante indicado pelo segmento de distribuição assumirá o cargo nesta quinta-feira, 14 de maio. Por seis anos foi diretor de Regulação da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. Assim, o conselho volta a ficar com cinco membros.
Desde o início de maio o colegiado estava com quatro conselheiros depois da saída de Solange David e de Ary Ribeiro por encerramento de seus mandatos.  A eleição ocorreu em 15 de abril e levou à CCEE, além de Delgado, Marcelo Loureiro, diretor de Energia na Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), indicado pelo segmento de comercialização. Nessa mesma AGO a já conselheira Talita Porto foi reconduzida a um segundo mandato e eleita vice presidente do conselho.
Em entrevista exclusiva concedida à Agência CanalEnergia alguns dias depois da eleição, Delgado contou que não assumiria imediatamente o mandato porque precisaria passar por assembleia na Abradee para ser destituído do cargo por ser diretor estatutário. Agora esse trâmite foi superado.
Delgado assume o posto em meio à expectativa da criação da conta covid como instrumento de ajuda ao setor elétrico a enfrentar os impactos da pandemia causada pelo novo coronavírus. Mas, excetuando-se essa questão, ele citou que na normalidade das atividades um dos desafios para a CCEE, uma casa reconhecida como o pilar do setor, está na operacionalização da abertura do mercado. Em sua avaliação, essa abertura deve ser feita de maneira responsável e consistente, olhando para o que é o subsídio que deve ser reavaliado regulamente para sua extinção quando cumprir sua missão.