Neoenergia adere a nova plataforma para gestão de 3 mil equipes

ClickSoftware tem definido os melhores roteiros para execução das atividades em campo e atendimento aos clientes da Coelba, Celpe e Cosern

Para roteirizar as atividades diárias de aproximadamente três mil equipes em atendimentos emergenciais, comerciais e preventivos, a Neoenergia está utilizando um novo programa que utiliza a tecnologia de geolocalização da Here Maps para definir o melhor roteiro de execução desses serviços, otimizando o percurso das equipes Coelba Celpe e Cosern. Além disso, uma estrutura de comunicação híbrida fornecida pela Hughes tem possibilitado a comunicação via internet celular ou satélite para os colaboradores e num planejamento mais eficaz e assertivo para mais de 14 milhões de clientes da companhia.

A especialista de engenharia da Neoenergia, Benedito Somaio, destaca que com o ClickSoftware as equipes que atuam em campo para garantir o fornecimento de energia no período do isolamento social podem atender às necessidades dos consumidores de forma muito mais dinâmica. Outra vantagem da ferramenta se dá pela opção de uma rápida mudança de estratégia de atuação das equipes.

“Com apenas alguns cliques é possível realocar um time da área comercial para outra atividade mais urgente, como o restabelecimento do fornecimento de energia, caso haja essa demanda. Basta uma simples configuração e todo o processo resulta num tempo menor de restabelecimento devido à rápida mobilização de recursos, explica.

A plataforma também define de forma automática o planejamento diário por meio de critérios previamente definidos, como priorização, tempo médio de execução de cada atividade e a capacitação dos times. Ao acessar o sistema, os colaboradores visualizam em dispositivos móveis os serviços que precisam realizar em função do seu perfil e competências.

As atualizações que ocorrem ao longo do dia, igualmente, são inseridas no sistema e os responsáveis pela operação são alertados, sendo possível remanejar mais facilmente as equipes para ocorrências prioritárias e obter as informações sobre o serviço em instantes.

As equipes das distribuidoras utilizam agora tablets para acompanhar os pedidos e receber as solicitações de serviços. Além disso, o aparelho permite o apontamento das informações do atendimento. Antes, esse processo era muitas vezes feito em ordens de serviço impressas em papel, o que ainda exigia sua atualização no sistema quando a equipe retornava para sua base. Assim há um controle maior também sobre os dados.