Com quase um ano e meio de funcionamento, a assistente virtual de atendimento com inteligência artificial do Grupo Equatorial passou a marca de 3 milhões de interações realizadas, dentro de um espectro de mais de 7,6 milhões de consumidores de energia elétrica entre os quatro estados que a companhia fornece energia. Atualmente o serviço é realizado através de mensagem de texto via WhatsApp e ainda não reconhece áudio, fotos, vídeos nem atende a chamadas telefônicas.

Segundo a companhia, a quantidade de serviços oferecidos tem sido ampliada gradativamente, como registro sobre falta de energia, segunda via de conta, emissão do código para pagamento, consulta de débitos, religação e cadastro do programa tarifa social. Algumas novas necessidades dos consumidores também foram contempladas, como o cadastro do Número de Identificação Social (NIS) pelo meio digital em meio a pandemia, contribuindo para o isolamento social.

A Equatorial informou ainda que vem desenvolvendo ao menos 15 projetos de transformação digital. A empresa está presente em 687 municípios atendidos entre os estados Piauí, Alagoas, Maranhão e Pará. Hoje 70% dos atendimentos das distribuidoras do grupo são realizados pelos canais digitais, como o WhatsApp, site, aplicativo para smartphone e URA.