O edital com as regras do leilão de transmissão nº1/2021 vai entrar em consulta pública nesta quarta, feira, 25 de novembro. O certame previsto para 30 de junho do ano que vem vai ofertar cinco lotes com 11 empreendimentos de transmissão, com investimento total previsto de R$1,02 bilhão.

Os lotes contem 524 km de linhas de transmissão, incluindo linhas novas e trechos de seccionamento de linhas, além de cinco subestações localizados nos estados do Acre, Rondônia, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Tocantins e São Paulo. As obras tem prazo de conclusão entre 36 e 60 meses.

O leilão do ano que vem terá as mesmas regras do certame previsto para 17 de dezembro. A fase de contribuições à consulta será encerrada em 11 de janeiro.

O cronograma estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica prevê aprovação da minuta do edital em 9 de fevereiro, envio para avaliação do Tribunal de Contas da União no dia 10 e aprovação definitiva do documento em 25 de maio. Os contratos com os vencedores do certame serão assinados em 30 de setembro de 2021.