Com investimento recorde para projetos de eficiência energética em edificações públicas, começa nesta quarta-feira, 1º de setembro, as inscrições para a Chamada Pública Procel – Eficiência Energética no Setor Público, que investirá R$ 67,5 milhões em projetos em todo o país. O edital contempla a modernização de edificações públicas federais, estaduais e municipais existentes, localizadas em todo o território nacional. As propostas técnicas poderão ser enviadas até 30 de novembro.

O Procel, que é executado pela Eletrobras e coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, destaca que o protagonismo do setor público no combate ao desperdício de energia elétrica em edificações é de grande importância, uma vez que a administração pública direta e indireta, com mais de 22 mil edificações próprias, como escritórios, escolas, hospitais e universidades, representa uma parcela significativa do consumo total de eletricidade no país.

De acordo com Elisete Cunha, arquiteta do Procel, novas formas de pensar a edificação, tanto em sua concepção quanto no seu uso, permitem uma melhor racionalização e gestão do consumo de energia elétrica, além da redução de emissões de Gases de Efeito Estufa.

Essa edição é lançada alguns dias após o governo federal determinar que os órgãos públicos federais deverão alcançar uma redução de 20% em seu consumo de energia como forma de servir de exemplo para o combate à escassez hídrica pela qual o país tem passado.

Mais informações sobre o edital e inscrições estão disponíveis no link.