Eletronorte terá instalação de backup para serviços de telecom

Novo centro de gerência de redes será inaugurado em novembro, segundo a estatal

A Eletronorte vai inaugurar em novembro uma instalação de backup do Centro de Gerência de Redes de Telecomunicações da empresa, que opera mais de 7 mil km de rede de fibra ótica, instalada em torres de transmissão de energia elétrica. A iniciativa é pioneira entre as companhias do setor elétrico, de acordo com o gerente do Departamento de Operação e Manutenção de Telecomunicações da estatal, Rosemberg Lobato Silva.

O primeiro Centro Backup para os serviços de telecom está sendo instalado na Subestação Guamá, em Belém (PA). No caso da transmissão, a Eletronorte mantém centros de operação em vários lugares, o que impede que algum problema em uma dessas instalações interrompa a comunicação com o Operador Nacional do Sistema.

Na parte de telecomunicações, no entanto, a existência de apenas um centro representava um risco à interrupção do monitoramento, em caso de indisponibilidade da instalação.

A infraestrutura de fibra ótica abrange a Rede de Supervisão, destinada ao sistema elétrico; a Rede Convergente, de comunicação de longa distância dos dados corporativos, telefonia e teleassistência da empresa; e a Rede de Serviço de Comunicação Multimídia, pela qual a Eletronorte presta serviços a terceiros.

Além de usar a estrutura para monitorar e gerenciar o sistema de dados de sua atividade como concessionaria de transmissão, a empresa tem contratos com operadoras e provedoras de acesso à internet para o transporte de dados. O serviço gera receita adicional de um negócio que é bastante lucrativo, segundo a assessoria da estatal.