GreenYellow constrói UFV para atender 89 farmácias no Ceará

Fazenda solar de 2,6 MWp opera no modo de autoconsumo remoto para lojas da Extrafarma no estado

Com uma rede composta aproximadamente 400 farmácias distribuídas por dez estados brasileiros, a Extrafarma fechou uma contratação anual de 5,6 GWh com a GreenYellow, que está construindo uma fazenda solar na cidade de Cedro (CE) para honrar o compromisso. O recurso gerado será injetado na rede da distribuidora local que abastece 89 lojas da farmacêutica no Ceará, as quais representam 98% das lojas no estado.

O contrato, com investimento realizado pela multinacional francesa, é composto pelo aluguel da usina, operação e manutenção, com vigência de 10 anos. O acordo envolveu a implementação da UFV, que conta com 2.520 painéis e tem capacidade instalada de 2,6 MWp, suficiente para suprir o consumo anual de mais de 2,8 mil residências.

A empresa de varejo farmacêutico já vinha trabalhando com geração distribuída desde 2020, quando contratou pela primeira vez a energia equivalente ao volume gerado em usinas solares. “Esta é a quarta usina conectada e que faz parte dos contratos de fornecimento assinados para o Ceará, Pará, Maranhão e Pernambuco.”, afirma o gerente executivo de engenharia e expansão da Extrafarma Rodrigo Reis.