O Ibama emitiu na última quinta-feira, 16 de abril, a licença prévia da hidrelétrica de Davinópolis (MG/GO-74 MW). O empreendimento está previsto para ser instalado no rio Paranaíba, entre os estados de Minas Gerais e Goiás. A usina é uma das sete cadastradas no leilão A-5 previsto para o próximo dia 30 de abril, mas não teve preço-teto específico definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Além de Davinópolis, apenas Itaocara, no Rio de Janeiro, tem licenciamento para participação.

Com área total a ser inundada de 4.217 hectares e extensão aproximada de 30 km, o reservatório do AHE Davinópolis atingirá parcialmente os municípios de Abadia dos Dourados, Coromandel e Guarda-Mor, no estado de Minas Gerais, e Davinópolis e Catalão, no estado de Goiás. Está prevista a geração de 800 empregos diretos e 2000 empregos indiretos na região.

Segundo o Ibama, o processo de licenciamento ambiental foi conduzido pelo Núcleo de Licenciamento Ambiental do Ibama em Minas Gerais e propiciou o estabelecimento de um diagnóstico preciso dos impactos ambientais previstos para o empreendimento e a definição de medidas visando à minimização, à compensação, ao controle e ao monitoramento dos impactos identificados no Estudo de Impacto Ambiental.

Estas medidas serão realizadas no âmbito de 24 planos e programas ambientais, entre os quais se destacam o Plano Ambiental para Construção, o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, o Programa de Conservação da Flora, o Programa de Reflorestamento das Margens do Reservatório, o Programa de Conservação da Ictiofauna e o Programa de Compensação Ambiental.