fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O presidente da COP30, Embaixador André Corrêa do Lago, e o enviado especial do secretário-geral da ONU para ambição e soluções climáticas, Michael R. Bloomberg, que também é fundador da Bloomberg L.P. e da Bloomberg Philanthropies, anunciaram uma nova parceria entre a presidência da COP e a Bloomberg Philanthropies. O objetivo é fazer da COP30 um marco decisivo para impulsionar uma nova era de crescimento econômico, baseada na inovação em energia limpa e no aumento dos investimentos em soluções de baixo carbono e em resiliência climática.
À medida em que as nações apresentarem suas novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) para os cinco anos subsequentes, os líderes mundiais se reunirão em Belém para avaliar o progresso global e determinar como transformar seus compromissos em realidade. A Bloomberg Philanthropies e a Presidência da COP30 trabalharão juntas para garantir que as NDCs capacitem e impulsionem os líderes locais, que sejam apoiadas com financiamento e capital, e que ajudem a atingir a meta global de triplicar a capacidade de energia renovável, além de interromper e reverter o desmatamento até 2030. Essa parceria também ajudará a cumprir a meta da COP29 de mobilizar pelo menos US$ 1,3 trilhão anualmente até 2035 para ajudar os países em desenvolvimento a enfrentar os impactos das mudanças climáticas.
A parceria entre a Bloomberg Philanthropies e a COP30 apoiará os três principais objetivos do Presidente Designado da COP: fortalecer o multilateralismo, conectar as negociações sobre o clima à realidade das empresas e das pessoas, e promover mudanças estruturais além da Convenção do Clima para acelerar a implementação do Acordo de Paris.
Além das negociações oficiais e da Cúpula de Líderes, as partes interessadas e os recursos convergirão por meio da Agenda de Ação da COP30 para construir um celeiro de soluções com o objetivo de acelerar e ampliar a ação climática, a tecnologia, a inovação e o financiamento. Pela primeira vez, a Presidência da COP30 também lançou um esforço de mobilização global para envolver a sociedade civil e apresentar soluções climáticas do mundo real que promovam o desenvolvimento sustentável.
Como parte da parceria, a Bloomberg Philanthropies realizará eventos e promoverá diálogos intersetoriais para reforçar as contribuições globais dos atores subnacionais – incluindo cidades, instituições financeiras, empresas e sociedade civil – e garantir que eles estejam mais bem integrados nas discussões climáticas globais. Com base em um histórico incomparável de apoio à ação climática nas cidades, mobilização de financiamento climático do setor privado e enfrentamento dos desafios mais complexos de emissões do mundo, o compromisso de Michael Bloomberg estará focado em impulsionar ações climáticas em frentes estratégicas com foco na COP30 e fomentar a atuação de cidades, estados e outros atores subnacionais, alavancar o financiamento privado e mobilizar capital, acelerar a transição global de energia limpa e conservar de forma sustentável o oceano e restaurar a natureza.
Esse novo compromisso reforça o apoio de longa data de Mike Bloomberg à agenda climática da ONU e responde ao apelo do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, de ações ousadas e decisivas antes da COP deste ano em Belém. Ele também aprofundará a colaboração da Presidência da COP30 com o Secretário-Geral da ONU para aumentar a ambição climática, criar força política em torno das NDCs, promover a integridade das informações e impulsionar a mobilização pública, com base na parceria lançada pelo Secretário-Geral Guterres e pelo Presidente Lula na 79ª Assembleia Geral da ONU em setembro de 2024.