B3 lança boleta 100% digital para o mercado livre

Ferramenta promete reduzir os prazos e também o custo aos envolvidos na operação

A B3 lançou uma plataforma on line para a formalização de contratos das contrapartes de forma 100% digital. Essa funcionalidade é destinada aos agentes do mercado livre, a Boleta da B3. Após fecharem os parâmetros de negociação, uma das partes envolvidas na operação insere os dados na plataforma e assinam digitalmente o acordo.

Segundo a empresa, a boleta funciona como um confirmador eletrônico de operação. Assim, a ferramenta promete reduzir os prazos e também o custo aos envolvidos. E mais, que essa automatização do backoffice é importante para a evolução do mercado de energia no Brasil.

A empresa aponta que uma vantagem é que, “além de trazer toda expertise da B3 em outros mercados para atuar na infraestrutura do mercado físico de energia, a bolsa atende um pedido dos agentes de disponibilizar para o mercado um produto de qualidade, com preço competitivo, para trazer ainda mais liquidez ao mercado”.

Os agentes não precisam ter o Selo de Confiança da B3 para o mercado de energia para utilizarem a ferramenta, mas terão que passar por uma fase adicional. Esse selo é para auxiliar no monitoramento de risco.

A ferramenta, explica a empresa, permite que os agentes, sejam eles comercializadoras, consumidores ou geradores, tenham acesso à sua exposição de risco em energia, de forma individual, além de nível de selo e status (aderente ou não aderente) das contrapartes, podendo, com isso, aprimorar sua gestão de risco de inadimplência no mercado livre de energia.

Na Plataforma de Energia, lembra a B3, também é possível encontrar uma curva de preços de energia, calculada a partir dos preços de contratos negociados e o histórico de preços dos vértices mais líquidos. Com esse instrumento, os agentes têm uma visão geral das negociações realizadas no ambiente de contratação livre, trazendo transparência ao mercado e melhorando as condições para a negociação do produto.