Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Karpowership e a Fundação Educacional Charles Darwin (FECD) fecharam parceria para a realização de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento intitulado ‘Sistema inteligente para separação rápida de sólidos de água e inibição do crescimento de microrganismos’. O investimento do projeto dos hidrociclones alcança cerca de R$ 2 milhões e tem prazo de 18 meses.

A empresa destacou que a aplicação de hidrociclones na separação de impurezas da água do mar será utilizada na geração de energia da empresa, que opera através de usinas térmicas flutuantes (os Powerships). As unidades ficam localizadas em Itaguaí, no Rio de Janeiro, e possuem potência instalada de 560MW conectadas ao sistema elétrico nacional.

Este equipamento trabalhará associado à radiação ultravioleta para mitigar o desenvolvimento de microrganismos, sem adição de produtos químicos, para melhorar a filtragem de água nos navios. A companhia utiliza água marinha coletada a menos de 10m de profundidade, que pode ter sedimentos e microrganismos em sua composição. Por isso, os filtros de purificação da água precisam ser limpos periodicamente, com desmontagem, lavagem e remontagem.

A Karpowership destacou a importância de que universidades e institutos tenham ciência do compromisso institucional em investir em inovação e contribuir para o desenvolvimento do setor elétrico. Os equipamentos desenvolvidos neste programa ainda são relevantes para possível utilização por demais indústrias que usam água em seus processos. Além disso, os trabalhos a serem realizados contarão com a participação de doutores e mestres, o que aumenta a formação técnico-científica dos pesquisadores brasileiros.