A ABB firmou um memorando de entendimento com o grupo japonês Sumitomo com o objetivo de descarbonizar o maquinário utilizado na mineração, segmento em que a queima de diesel representa aproximadamente 50% das emissões de todo setor mineiro. Em comunicado, as empresas comprometem-se a atuar para criar modelos de negócio e métodos de trabalho segundo as necessidades de mineradoras relacionadas à descarbonização de operações de extração e beneficiamento mineral.
O acordo também tem como meta desenvolver especificações técnicas voltadas à demanda de potência, segurança, automação e resistência para operar em ambientes extremos das atividades de mineração, além de contribuir para a criação de normas aplicáveis à fabricação de maquinário pesado. As empresas também disseram que pretendem explorar a rota da eletrificação no esforço conjunto, tendo o objetivo central de viabilizar a entrega de energia para ativos elétricos móveis e a infraestrutura necessária para a transferência dinâmica e estática de energia.
Esse não é o primeiro movimento da multinacional suíça rumo à descarbonização de maquinário. Em agosto do ano passado, a ABB assinou com a também japonesa Komatsu um acordo de colaboração estratégica em termos similares, mirando a descarbonização de maquinário pesado, também explorando soluções na rota de eletrificação.
A mineração é um dos setores considerados de difícil descarbonização. Estima-se que o setor seja responsável por cerca de 7% das emissões diárias de gases de efeito estufa na atmosfera da Terra. O setor tem a meta de neutralizar emissões até 2050, e as maiores empresas do segmento têm buscado soluções de descarbonização em diferentes rotas tecnológicas.