Resultados

Últimas Notícias

Comercialização

Cemig e TJMG fecham contrato no ACL

18 de abril de 2024

Glossário

A
Na negociação futura, a colocação de um pedido imediatamente com o melhor preço disponível no pregão de negócios.
Capacidade de um sistema elétrico ou usina de acompanhar as mudanças instantâneas na demanda de seus consumidores.(EUA)
Com liberação de capacidade, um acordo entre um gasoduto e um transportador comprador que estabelece os termos e condições para o transportador comprador usar direitos de capacidade firme de um transportador fornecedor.(EUA)
Uma provisão em um contrato de “swap” que permite a compensação de pagamentos e recebimentos de liquidação em todos contratos entre as mesmas duas contrapartes. Embora não estabelecida totalmente, esta provisão se destina a limitar o risco de inadimplência de uma contraparte.(EUA)
Uma transação na qual duas contrapartes concordam com um único intercâmbio de fluxos de caixa baseado respectivamente em uma taxa fixa e em uma flutuante. Um Acordo de Taxa Futura pode ser visto como um “swap” de taxa de juro de um dia.(EUA)
Contrato multilateral de adesão homologado pela Resolução ANEEL nº 18, de 28 de janeiro de 1999.
Um acordo que dá os termos gerais e condições para a compra, venda ou intercâmbio de eletricidade, mas não fornece detalhes contratuais específicos nem obriga qualquer das partes a executá-lo.(EUA)
Capacidade bruta do sistema de energia elétrica em suprir, a qualquer tempo, a demanda elétrica agregada e os requisitos energéticos dos consumidores.
Concessionária de distribuição de energia elétrica, adquirente da quota-parte da potência da Usina Itaipu Binacional, conforme o disposto na Lei nº 5.899 de 5 de julho de 1973, ou a respectiva sucessora.
Agente titular de autorização, concessão ou permissão, outorgada pelo Poder Concedente, para fins de compra e venda de energia elétrica no MAE, visando o atendimento ao consumidor final.
Agente titular de autorização, outorgada pelo Poder Concedente, para fins de exportação e compra e venda de energia elétrica no MAE.
Agente titular de concessão, permissão ou autorização, outorgada pelo Poder Concedente, para fins de geração, e compra e venda de energia elétrica no MAE.
Agente titular de autorização, outorgada pelo Poder Concedente, para fins de importação, compra e venda de energia elétrica no MAE.
Pessoa física ou jurídica, ou empresas reunidas em consórcio, que atue na geração, comercialização, importação ou exportação de energia elétrica, bem com os consumidores livres, conforme disposto na Lei nº 9.074, de 7 de julho de 1995, que participam no MAE.
Uma companhia que consolida em um grupo um certo número de usuários individuais e/ou fornecimentos (EUA)
Uma seqüência de vazões com as quais o sistema hidrelétrico regional poderia produzir uma quantidade de energia igual àquela que teria sido produzida durante o Período Crítico, considerando os equipamentos e as restrições de geração atuais. (EUA)
Um cálculo ou taxa nas contas de consumidores industriais ou comerciais que reflete um ajuste na cobrança da demanda baseado no efetivo fator de potência medido no consumidor. Se o fator de potência ficar dentro de uma faixa especificada, não há nenhum ajuste. (EUA)
Um procedimento no qual os custos comuns ou conjuntos são divididos entre consumidores ou classes de consumidores. (EUA)
Toda tensão maior ou igual à 69.000 Volts (69kV). Geralmente, estas tensões são utilizadas para o transporte de energia elétrica do centro gerador para o centro consumidor.
A unidade de medida da corrente elétrica produzida por um circuito de 1 volt através de uma resistência de 1 ohm. A medida da velocidade do fluxo de elétrons através de um dado ponto em um condutor elétrico, tal como uma linha de transmissão.
Leitura Automática de Medidor.
Período de um ano (doze meses) do histórico de vazões.
Ano baseado em critérios estatísticos, em que o curso de água tem afluências inferiores à média.
Ano baseado em critérios estatísticos, em que o curso de água tem afluências superiores à média.
Um arbitrador tira vantagem de diferenças momentâneas de preços entre mercados. Os arbitradores tornam os mercados mais eficientes, alinhando os preços entre si. (EUA)
Negociação do mesmo valor mobiliário, moeda ou mercadoria em dois ou mais mercados para lucrar com diferenças de preços. (EUA)
Área da superfície do reservatório medida em um plano horizontal na cota correspondente ao nível máximo operativo.
Órgão deliberativo superior do MAE.
Fora de sincronia – geralmente aplicado a equipamento rotativo que gera energia em uma freqüência diferente da rede energética. A sincronização com a rede é obtida por meio de inversores em estado sólido.(EUA)
(1)Um recurso econômico, tangível ou intangível, que se espera trazer benefícios a um negócio.

(2)Recurso econômico de uma entidade, que pode ser objetivamente medido em termos monetários. Pode ser propriedade física, ou um direito intangível...(Michaelis)
(1)Documentos ou títulos que facilitam um intercâmbio de fundos e a mudança de risco.

(2) Quando usado no plural (Assets), indica os elementos financeiros de uma empresa, quer esta tenha ou não fins lucrativos, os quais são medidos por um denominador comum, isto é, a moeda. (Michaelis).
Empresa independente, reconhecida publicamente, responsável pela auditoria do Sistema de Contabilização e Liquidação.
Pessoa, instituição ou órgão com competência estatutária ou atribuída pela legislação, para representar o poder público e agir em função das atribuições pertinentes.
Delegação para fins de prestação de serviços de competência da União, pelo Poder Concedente, por prazo reduzido em caráter excepcional.
Voltar ao topo