H

Hedging cobertura; salvaguarda (Hedging)

(1)Compensar uma posição com a intenção de minimizar o risco. Processo de proteção do valor de um investimento contra o risco de perda em caso de flutuação no preço. O hedging é realizado protegendo-se uma transação com outra. Uma posição de longo prazo em um instrumento subjacente pode estar protegida por uma posição de curto prazo compensatória em um instrumento subjacente relacionado.

(2)Termo usual nas operações de bolsas que designa ação compensatória para cobrir possíveis prejuízos em uma transação. Quando um exportador transfere sua mercadoria em troca das divisas do importador, ele na verdade as está comprando. Supondo-se que o contrato seja a termo (futures), para pagamento em 120 dias, o exportador vende imediatamente as divisas ao preço do dia, dessa forma evitando um prejuízo se acontecer que na ocasião de seu recebimento o câmbio não lhe seja favorável. Em suma, os prejuízos possíveis de uma transação são cobertos pelos possíveis lucros em outras.(Michaelis)

Hélio (Helium (He))

Elemento gasoso leve, incolor, incombustível, encontrado especialmente em conjunto com o gás natural e usado principalmente em aplicações criogênicas, tecnologia medicinal, uso militar e soldas.

Hélio Contido (Helium, Contained)

Parcela de hélio no hélio cru.

Hélio Cru (Helium, Crude)

Mistura de hélio elementar e outros constituintes do gás natural, principalmente nitrogênio, extraído do gás natural por instalações de extração de hélio. O hélio cru costuma conter de 60 – 80% de hélio.

Hélio Refinado (Helium, Refined)

Hélio com alto grau de pureza após o processamento de hélio cru.

Hidraulicidade (Inflow Ratio)

Relação entre as afluências no período observado e as afluências correspondentes a um mesmo período no ano médio.

Hidrocarboneto (Hydrocarbon)

Composto orgânico contendo átomos de carbono e hidrogênio. Os combustíveis fósseis mais pesados, como o carvão, têm uma alta proporção de carbono para hidrogênio, ao passo que o gás natural (metano) é o hidrocarboneto mais leve, com apenas um átomo de carbono e quatro de hidrogênio (CH4). Líquidos do gás natural são mais pesados do que o metano mas mais leves do que óleo cru. O óleo cru é um complexo formado por muitos hidrocarbonetos.

Horario de Ponta (On-Peak Times)

Período definido pela Concessionária e composta por 3(três) horas diárias consecutivas, excessão feita aos sábados, domingos, terça-feira de carnaval, sexta-feira da Paixão, “Corpus Christi”, dia de finados e os demais feriados definidos por lei federal, considerando as características do seu sistema elétrico.

Horario Fora de Ponta (Off-Peak Times)

Período composto pelo conjunto das horas diárias consecutivas e complementares àquelas definidas no horário de ponta.

Horas de Bombeamento (Pumping Hours)

Número total de horas que uma unidade de turbina/gerador foi operada como um conjunto de bomba/motor (apenas para unidades hídricas e de armazenamento bombeado). (EUA)

Horas de Carga Leve (Light Load Hours)

Genericamente falando, o termo indica as horas do dia em um sistema que poderiam ser consideradas fora da ponta. As horas efetivas variarão com cada sistema energético. (EUA)

Horas de Carga Pesada (Heavy Load Hours)

Geralmente falando, isto se refere às horas do dia no sistema que seriam consideradas demanda de ponta. O horário efetivo varia com o sistema energético particular. (EUA)

Horas de Serviço (Period Hours)

Número de horas em que uma unidade esteve em estado ativo, ou em serviço. Uma unidade geralmente entra no estado ativo em sua data de operação. Relativo ao Tempo de Serviço da unidade.(EUA)