A reunião para apurar a causa do apagão que atingiu as regiões Norte, Nordeste Sudeste e Centro-Oeste na última quarta-feira, 21 de março, vai ser realizada na próxima segunda-feira, 26. O prazo para a publicação de uma nota técnica com o resultado da apuração é de dez dias, de acordo com o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, que participou do Agenda 2018, nesta quinta-feira, 22 de março, no Rio de Janeitambé pdero (RJ).

Barata reiterou que o ONS é o maior interessado em saber as razões que causaram o apagão e que não esconderá as suas origens. Ele considerou a ocorrência de grande impacto, mas diz que ela não foi pior que a de 2009, que também deixou grande parte do país sem energia. Segundo ele, o tempo de retorno à normalidade, que desagradou a grande parte dos consumidores, era preciso, já que uma volta rápida poderia ser precipitada. “O tempo é necessário para que se tenha uma recomposição segura”, avisa.

Ele ainda classificou como boa a resposta do sistema, lembrando que os equipamentos não ficaram indisponíveis e as usinas que atuam com recuperação em black start funcionaram. Outro aspecto que o diretor do ONS enfatizou é que o sistema que originou a ocorrência já havia sido testado e operava dentro da normalidade, rechaçando qualquer tipo de problema com o bipolo de Belo Monte. “Estamos convencidos que  não tem problema no bipolo de Belo Monte. A única questão que existe é que houve a abertura –  na nossa opinião indevida – e que vai ser objeto de análise do grupo”, avalia, não descartando que também pode ter ocorrido falha humana.