A Voith Hydro, em contrato firmado com a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), concluiu a instalação da segunda válvula esférica na Unidade 13 da Usina Henry Borden seção subterrânea, localizada em Cubatão (SP). Com um peso superior a 60 toneladas, o equipamento passou por um processo de modernização pela fabricante em São Paulo, onde foi aprimorado e testado para assegurar sua operação.

Segundo a empresa, os trabalhos foram realizados em tempo recorde, com duração total de 36 horas e 37 minutos, o que supera o marco anterior de 37,5 horas dedicadas à primeira das seis trocas de válvulas, antecipação de 7,5 horas antes do estimado.

O prazo de 45 horas estabelecido para a montagem de cada válvula é resultado de estudos de engenharia que determinam esse limite de tempo para a capacidade do túnel de suportar a pressão do lençol freático represado, mantendo a blindagem de aço da usina segura. A válvula reformada tem um design peculiar, com a modernização adequada sendo fundamental para a operação segura da usina.

A conclusão dessa instalação marca a segunda entrega de um projeto mais amplo, que envolve a atualização de seis válvulas conectadas aos 14 grupos geradores da hidrelétrica, seis na seção subterrânea e oito na seção externa, com potência instalada de 889 MW. O projeto tem duração estimada de 44 meses.