A Comerc Energia e o Itaú Unibanco anunciam parceria comercial para oferta e distribuição de serviços de migração do mercado cativo para o mercado livre de energia. Inicialmente, os serviços estarão disponíveis para clientes do banco ligados em média ou alta tensão, que de acordo com a Portaria 50/2022  poderão migrar e negociar diretamente a compra de energia elétrica.

O escopo inicial da parceria entre a Comerc Energia e o Itaú prevê a oferta dos novos serviços aos clientes do banco que recebem energia em tensão igual ou superior a 2,3 kV – conforme estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – e com consumo de energia em torno de R$ 8 mil por mês. Segundo dados da própria Comerc, a empresa faz a gestão de cerca de 17% dos consumidores no segmento, equivalentes a 6% da energia consumida no Brasil.

O acordo entre as companhias se concretiza em um cenário de abertura do ACL, acelerada pela nova regulação em vigor desde a última segunda-feira.  A ampliação do acesso ao modelo de contratação de energia para consumidores do Grupo A, que inclui pequenas e médias empresas, permitirá segundo os cálculos das empresas que potenciais 165 mil consumidores ingressem no ambiente.