fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Na última terça-feira, 03 de dezembro, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, os executivos da Enel anunciaram um aumento nos investimentos visando aprimorar os serviços e a distribuição de energia elétrica em São Paulo e no Rio de Janeiro. O presidente do conselho de administração da Enel Brasil, Guilherme Lencastre, afirmou que serão alocados R$ 10,4 bilhões de 2025 a 2027 para o atendimento dos cerca de 8,23 milhões de clientes da capital paulista e outros 37 municípios.
Já o presidente da Enel Rio de Janeiro, Francesco Moliterni, anunciou outros R$ 5,2 bilhões, no mesmo período, para investimentos destinados a 2,77 milhões de unidades consumidoras espalhadas em 66 cidades fluminenses.
Os executivos compareceram a uma reunião das comissões de Minas e Energia; e de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional para prestar esclarecimentos devido aos recentes problemas no fornecimento de luz pelas duas distribuidoras.
De acordo com Lencastre, os investimentos planejados para os próximos três anos serão quatro vezes maiores do que o montante alocado pelo antigo grupo controlador da Enel SP, que deixou a empresa em 2018. O executivo afirmou que os recursos serão direcionados à contratação e treinamento de eletricistas, além de ações de automação, reforço e manutenção da rede elétrica.
Vale lembrar que em outubro, cerca de 3,1 milhões de clientes da Enel na Grande São Paulo foram afetados pela queda de energia elétrica após um temporal – para alguns, a falta de luz e os prejuízos duraram dias. No Rio, os casos foram de menor magnitude.
Indicadores de desempenho
Ainda durante a reunião, o superintendente de fiscalização técnica dos serviços de energia elétrica da Aneel, Giácomo Bassi, informou que a Enel SP apresenta hoje alguns indicadores de desempenho piores do que outras distribuidoras no Brasil. Por outro lado, a Enel SP e a Enel RJ têm melhorado no desempenho geral de continuidade (DGC), indicador da Aneel que considera o número de ocorrências e o tempo com falta de luz. Ambas, porém, seguem atrás no ranking divulgado anualmente.
Em cinco anos, a melhor posição da Enel SP entre as grandes foi um 15º lugar, em 2019. Em 2023, ficou em 21º, com a Enel RJ. Já a CPFL Santa Cruz, com 500 mil clientes em Jaguariúna (SP), só não liderou em 2021, vencida então pela Cosern.
As informações são da Agência Câmara