O Cariri Garden Shopping, localizado em Juazeiro do Norte (CE), reduziu o consumo de eletricidade de quase 62 mil kWh para aproximadamente 19,5 mil kWh, resultado de um projeto de eficiência energética recentemente implementado pela Comerc ESCO. As melhorias resultaram na redução em 69% das despesas com energia elétrica em iluminação. Foram trocadas 3.078 lâmpadas convencionais por modelos LED.

Com a conclusão do projeto de eficiência energética, o shopping passou a pagar 1/3 do valor que arcava anteriormente com iluminação. Além disso, foi possível melhorar a qualidade da iluminação do cliente, gerando mais conforto para seus usuários.

“Além da redução do consumo de energia, que é uma busca constante do nosso empreendimento, tivemos pontos do shopping em que o aumento da luminosidade ultrapassou 80%, deixando o ambiente mais agradável e confortável para os clientes”, disse Ramon Lapa, gerente de operações do Cariri Garden Shopping.

Um projeto de eficiência energética vai muito além da simples troca de lâmpadas. De acordo com Marcel Haratz, diretor da Comerc ESCO, ao efetuar a mudança de lâmpadas convencionais por modelos LED, por exemplo, é possível minimizar a geração de calor dentro de um espaço fechado. Além disso, os projetos de iluminação se tornam muito mais duradouros, com durabilidade de até 25 mil horas.