A CEB Geração informou que, desde às 12 horas do último dia 15 de fevereiro, adotou o procedimento de abertura de comportas da Barragem do Paranoá, atendendo aos protocolos de segurança. A decisão vem após as fortes chuvas que vem assolando a região do Distrito Federal. O reservatório de águas do Lago Paranoá alcançou a cota de 1000,60 metros.

De acordo com o diretor-geral da CEB Geração, Eduardo Roriz, os três primeiros meses do ano são os mais chuvosos no Distrito Federal. Com o aumento do volume de água, a equipe técnica da geradora sinalizou a necessidade iminente de abertura das comportas do vertedouro da Barragem Paranoá. Segundo ele, a ação é necessária para que os níveis da barragem permaneçam dentro de patamares confortáveis e em conformidade com as normas técnicas.

O presidente da CEB, Edison Garcia, lembra que será a primeira abertura de comportas após o investimento na completa renovação do sistema de notificação sonora da Barragem. Para ele, o trabalho de preparação do sistema, desenvolvido pelas equipes da CEB Geração durante a pandemia, agora será finalmente utilizado para alertar a população ribeirinha sobre a abertura de comportas e os riscos à jusante da barragem. O monitoramento e controle do nível do lago é uma atribuição da CEB Geração, que tem se preparado para a abertura de comporta, conforme procedimento operacional de controle vazão da Barragem Paranoá.

A companhia notificou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros e demais órgãos competentes, para mobilização na execução do procedimento, com de sobrevoo de helicóptero, antes da abertura das comportas, nas áreas a jusante da barragem e aviso in loco nas comunidades. O alerta tem a finalidade de avisar a população para que fique atenta às mudanças repentinas no volume do Rio Paranoá. Pedimos para que se evite circular às margens do Rio, o que inclui a prática de pesca e banho no local.