A CEB Distribuição informou que realizou a abertura das três comportas da Barragem do Paranoá ao meio dia dessa segunda-feira, 22 de fevereiro, passando a ampliar em 70 cm cada espaço, para um total de 2,1m de abertura total, devido a continuidade das chuvas intensas por todo o Distrito Federal e pela necessidade de reduzir o nível da água represada na barragem, que tem recebido grandes volumes dos seus afluentes Bananal, Riacho Fundo e pelo vertimento da Represa Santa Maria.

A ação foi coordenada pela equipe técnica da CEB Geração, em conjunto com a Defesa Civil, mediante inspeção realizada nas comunidades ribeirinhas a jusante da barragem. As inspeções realizadas antes e após a ampliação abertura visam certificar a situação das moradias no Boqueirão e em Sobradinho dos Melos.

Segundo a companhia, as mensagens sonoras continuam sendo emitidas para alertar a população ribeirinha sobre os riscos na localidade, rogando à população que respeite os avisos e evite circular às margens do rio, o que inclui a prática de pesca e banho no local.