Diante da atualização dos cenários de cheias nos municípios ribeirinhos do rio São Francisco ao longo desta terça-feira, 11 de janeiro, a Cemig informou nesta tarde que adiará a abertura das comportas da hidrelétrica Três Marias, antes anunciada para quarta-feira. A ideia é reduzir os impactos de inundação no trecho do rio até a cidade de Pirapora, reduzindo os efeitos de elevação dos níveis que poderiam ser provocados pelo aumento de liberação do reservatório.

A decisão, segundo comunicado da empresa, considera dados atualizados e prioriza a segurança da população local. As ilhas fluviais da região já foram evacuadas, visto serem impactadas para vazões em patamares menores que os atuais. Outro ponto em consideração é a proteção da obra histórica de restauração do Vapor Benjamim Guimarães, levando em consideração novas informações fornecidas pela Prefeitura de Pirapora.

A UHE Três Marias opera com 74,18% de seu volume útil nesta terça-feira, o que permite à usina utilizar o espaço vazio disponível para amortecer a cheia afluente que ainda ocorrerá ao longo da semana, armazenando o excedente no reservatório. Nestes próximos dias a vazão liberada seguirá em 850 m³/s, correspondente à geração máxima de energia elétrica, conforme a capacidade instalada, de 396 MW.

A afluência na barragem já atinge 7.300 m³/s, com perspectiva de vazões superiores a 8.500 m³/s já na quarta-feira. Desta forma, os níveis seguirão em rápida elevação, mantendo a necessidade de abertura das comportas aconteça assim que os afluentes do Rio São Francisco no trecho até Pirapora reduzam suas vazões.