A Agência Nacional de Energia Elétrica realiza fiscalização conjunta com a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo para apurar um incidente que envolveu uma linha de 88 kV da Cteep e uma linha de 13,8 kV da Enel (antiga Eletropaulo) no último dia 11 de janeiro. A ocorrência provocou um corte de carga de 177 MW, afetando o fornecimento de energia em bairros da capital paulista. Os trabalhos de fiscalização já foram iniciados e terão continuidade em fevereiro, com inspeção nas redes da transmissora e da distribuidora.

Em outra frente, a Aneel acompanha ocorrências nas redes de transmissão da região Norte, que causaram indisponibilidades em redes que atuam no escoamento da energia das UHEs de Belo Monte, Santo Antônio e Jirau. A agência acionou as empresas responsáveis para apresentarem os relatórios detalhados dos incidentes nas instalações e as providências adotadas para sanear os defeitos.

Um problema no sistema de proteção de linhas de responsabilidade da Eletronorte causou restrição nas usinas de Jirau e Santo Antônio. A outra ocorrência, nas instalações da Belo Monte Transmissora de Energia, com queda de torres de transmissão também causou restrição nas usinas do submercado Norte.

As fiscalizações da Aneel seguem um cronograma anual e na modalidade técnica-comercial avalia a manutenção dos equipamentos, a operação e o atendimento aos clientes. Em caso de constatação de falha de planejamento, operação ou manutenção, as penalidades vão de advertência à multa de até 2% do faturamento anual da empresa, conforme estabelecido em lei. A penalidade não encerra a obrigação do agente de efetuar as correções necessárias para sanar o problema.

Matérias relacionadas:

Especialista aponta falha em proteção de linha durante curto circuito em São Paulo
Linhão de Belo Monte fica indisponível após queda de torres