A Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia defendeu a apuração dos episódios envolvendo a derrubada de torres de transmissão no Paraná e em Rondônia no início desta semana. As ocorrências estão sendo investigadas como um possível ato de vandalismo, atribuído aos mesmos grupos de extremistas que atacaram Brasília no último domingo, 8 de janeiro. Inclusive, a Aneel indicou que as concessionárias sinalizaram que havia indícios de que as ações tiveram origem deliberada de pessoas e não por causa climática.

A FPRNE informou em nota nesta quarta-feira, 11 de janeiro, que está monitorando as ocorrências e a apuração de suas causas. “Trata-se de um acontecimento que precisa ser devidamente monitorado para que não ocorram ameaças contra nossa infraestrutura e rede de transmissão de energia. Não deixaremos que se crie um clima de insegurança no país. Seguiremos apurando toda a situação.”

O processo está sendo acompanhado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, que integra o gabinete de crise instalado pelo Ministério de Minas e Energia para monitorar eventuais ataques a outras instalações de transmissão, geração e distribuição de energia elétrica no país.