As operações no Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia somaram 63.747 GWh em fevereiro, alta de 234% na comparação ao mesmo período de 2023. Também foi registrado novo recorde diário na plataforma, com 7.513 GWh transacionados no dia 6 do mês, uma terça-feira. Do total operado em tela em fevereiro, 95,4% são ativos trimestrais, semestrais ou anuais. Além disso, na média de todos os negócios, 31,7% têm prazo superior a um ano, apontando uma tendência de redução de alongamento observado em 2023.

Para o diretor-presidente da BBCE, Alexandre Thorpe, os movimentos seguem relacionados ao incremento da volatilidade observada na plataforma EHUB e à perspectiva de alta do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD). Ele destaca também que o acumulado dos dois primeiros meses do ano já representa 39,1% de todo 2023. O volume foi dividido em 8 mil contratos, crescimento de 457% em relação ao mesmo mês do ano passado e 31% em comparação com janeiro de 2024.

O montante financeiro foi de R$ 8,7 bilhões, mais de cinco vezes o obtido em fevereiro de 2023 e 23% de alta em comparação a janeiro passado. “Estamos voltando aos níveis de volume financeiro transacionado, em 2019, pré-pandemia, um período de alta volatilidade e elevada demanda”, explica Thorpe.

Atualmente são mais de 200 empresas participante da plataforma, dentre elas, comercializadoras, distribuidoras, geradoras, grandes consumidores e instituições financeiras. Ao todo, mais de 2 mil traders utilizam os sistemas da infraestrutura.

Para Thorpe, essa pluralidade de agentes faz com que a liquidez esteja nos sistemas de negociação da companhia e a BBCE contribua a um mercado cada vez mais transparente e ágil. “Continuamente investimos em estruturas-chave, como rodutos, Riscos e Tecnologia para assegurar que a liquidez”, conclui.