A AQTech está avançando com o desenvolvimento do sistema que detecta falhas em geradores de energia elétrica ainda em estágio inicial. O denominado “MagAnalyzer” é fruto de um projeto do programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Aneel em conjunto com a Engie, Itasa, além de pesquisadores e estudantes do Grupo de Concepção e Análise de Dispositivos Eletromagnéticos (GRUCAD) da Universidade Federal de Santa Catarina.

A solução consiste em um equipamento não invasivo para análises preditivas em geradores síncronos através do campo magnético externo, O início da operação ocorreu em 2012 com desenvolvimento de softwares experimentais. Em 2019, a multinacional catarinense ingressou no processo de industrialização do protótipo criado, que até então tinha dois pilotos instalados.

Solução monitora campo magnético no entorno de geradores síncronos para detectar anormalidades (AQTech)

Agora a ferramenta está em lote pioneiro. A fase atual iniciou em agosto de 2023 e tem previsão de conclusão em até 30 meses. Cerca de 30 colaboradores participam de forma direta nesse período, sob liderança do professor do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica da UFSC, Nelson Jhoe Batistela, que idealizou o projeto tido pela empresa como inédito no setor elétrico.

Além da iniciativa em andamento, a AQTech também já manteve parcerias com o laboratório LISHA e Fapeu, da própria UFSC, e com laboratórios do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Nesta instituição, um dos projetos de extensão permitiu a montagem de uma bancada de simulação de defeitos mecânicos. Assim foi possível aprofundar pesquisas em outros estudos, servindo de validação de funcionalidades de softwares desenvolvidos pela multinacional, além de ser também uma ferramenta poderosa para ministrar treinamentos práticos voltados à detecção de defeitos mecânicos em máquinas rotativas no setor de energia.